top of page

Incrustação em Resina

1º Passo
Preparar o objeto a ser incrustado, se for algum artrópode, deve estar montado e seco, o mesmo com vegetais, sementes. Demais objetos deve estar limpos, lustrados, para proporcionar uma melhor aparência no fim.
2º Passo
Em seguida vamos utilizar  o molde de silicone que foi previamente preparado para que o artropóde ou objeto caiba no seu interior e sobre de 0,5 a 1,0 cm em cada um de seus lados entre a parede da caixa e o objeto. (esse espaço será importante no 8º Passo).
3º Passo
Utiliza-se um copo medida com volume conhecido, para descobrir um determinado volume em um copo para mistura (descartável).
 
Preparar a resina na proporção de 15 gotas do catalisador de resina para cada 100 ml de resina. O preparo da resina poliéster cristal deve ser feito da seguinte maneira: despeja-se a resina no copo para mistura de volume encontrado, adiciona-se o catalisador de resina na proporção e mistura-se utilizando um bastão de madeira, por aproximadamente de 40 segundos lentamente, a fim de evitar a formação de bolhas.
4º Passo
Colocar a resina no molde de silicone deixando a espessura desejada (base 0,5 a 1,0 cm), essa primeira camada será a base para o objeto e deve estar dura (firme) para recebe-lo. Caso contrário ele irá descer até o fundo do molde inutilizando a peça.
5º Passo
Quando a primeira camada encontra-se firme, coloca-se o obejto escolhido tomando o cuidado para que fique na posição desejada (centralizado) e prepara-se mais resina para fazer mais uma camada que deverá ser posta a fim de cobrir o objeto.
 
O numero de camadas são variaveis, quanto maior o objeto e se for um espécime devem ser feitas mais camadas (evitar a formação de bolhas), caso for pequeno poucas camadas serão o suficiente.
 
Se o objeto escolhido for muito leve (semente, folha), deve-se colocá-lo logo após a base, para que ele cole a resina e não venha a flutuar quando coberto. No caso de artrópodes como besouros que possuem muitos pêlos e um corpo onde pode contêr ar, é preciso dar um banho de resina antes de cobri-lo por inteiro, pois podem aparecer bolhas de ar à medida que a resina vai secando.
6º Passo
Após ter  coberto o objeto por inteiro deixando uma camada de 0,5 a 1,0 cm ( acima). Agora é só esperar secar por 24 para podermos desenformar. 
7º Passo
Depois de seco, o bloco de resina, que podemos verificar encostando o dedo na superfície do bloco, se ficar a marca das digitais é porque o bloco ainda não está seco totalmente, mas existe um tempo que espero para podermos começar a fase de lixamento. Que é de 7 a 10 dias dependendo do clima, umidade do local e dimensões da peça. 
8º Passo
Estando o bloco completamente seco, começamos a lixar usando a seguinte ordem:
 
As lixas a serem usadas são as seguintes começando pela gramatura 80, 100, 120, 180, 220, 600 e 1200. Começamos de uma gramatura bem áspera, e à medida que vamos lixando vamos aumentando a gramatura das lixas pois cada lixa com gramatura maior, vai tirando os riscos da anterior até chegarmos na 600 e 1200 que são as mais finas (lixas de água).

 

9º Passo
Ápos verificar ausência de riscos. Passamos para o polimento que vai ser realizado com auxílio de um pano ou estopa e  massa de polir nº 1 ou nº 2 ou cera automotiva para dar o acabamento final. Passa-se a cera ou massa por toda peça, espera-se um minuto e faz o polimento com a estopa.
bottom of page