top of page

O processo de ensino e aprendizagem merece uma atenção especial, pois é através da melhoria dessa relação que os alunos podem atingir um grau satisfatório de entendimento.

Foto: Intrutor Léo Florestal

Não se deve despejar no aluno todo o conteúdo da aula, pois isso pode impedir seu entendimento. O ideal é trabalhar simultaneamente o conteúdo teórico/pratico com o aluno para que ele possa assimilar o exposto.

Nesse processo de aprendizagem as ferramentas e os modelos didáticos são muito importantes, pois prendem a atenção dos alunos, bem como, os ajudam a fixar o conhecimento, formando uma ponte entre teoria e prática.

Foto: Intrutor Léo Florestal

As coleções entomológicas didáticas são de grande importância para o aprendizado de alunos tanto do ensino superior quanto do ensino médio. Existem diversas técnicas de preservação de insetos, dependendo do tamanho, estágio de desenvolvimento e estrutura corporal. 

 A falta de cuidado por parte dos estudantes em relação a materiais biológicos, particularmente material entomológico apresenta-se como um grande problema. Em coleções entomológicas convencionais, estruturas corpóreas mais frágeis como antenas, tarsos, pós-tarsos, pernas e asas são facilmente danificadas, principalmente quando o manipulador do material não tem consciência de sua importância científica e por isso não toma os devidos cuidados para preservá-lo. 

A preservação de insetos há milhões de anos se deu de forma natural. Ao entrar em contato com artrópodes terrestres, a resina exsudada de uma lesão causada na árvore forma um aglomerado de diversos materiais e organismos presentes no local. Após um processo de polimerização e fossilização, a resina se torna mais rígida, passando a ser um mineralóide, o âmbar. 

Dessa forma, o método de preservação de insetos em resina de poliéster cristal recria o âmbar e consiste em colocar artrópodes previamente preparados (secos e montado) dentro da resina, facilitando o manuseio por parte dos alunos, que podem observar os detalhes de cada inseto sem medo de quebrar uma de suas estruturas. 

Foto: Intrutor Léo Florestal

Foto: Intrutor Léo Florestal

Além de proporcionar maior conforto ao aluno para o estudo, permite uma maior durabilidade do espécime, o que reduz a necessidade de reposição, assim, exige menos coleta/extração da fauna.

bottom of page